terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fotografias

Bom, pra falar a verdade nunca gostei de fotografia. Nem de pegar uma câmera e sair clicando e muito menos de ser clicado. A primeira parte mudou quando me toquei que foto é uma forma de arte que requer técnica e... arte, afinal. Dá bem menos trabalho que desenho, ilustração e pintura. Afinal de contas, tenho preguiça e não tenho lá muita paciência pra desenhar apesar de conhecer os rudimentos desse formato de expressão.

Então vamos ao que interessa, que são as fotos. Essas aqui foram feitas com uma Samsung automática daquelas pequenas. Não lembro o modelo, infelizmente. Comprei essa câmera pra poder fazer fotos de carros antigos, porque precisava disso e não confiava (não confio ainda) em câmeras de telefones.


O que eu precisava basicamente era enquadrar o tema, sempre carros, de modo que quem fosse ver a foto "soubesse" do que se tratava.




Nessa época, e não faz tanto tempo assim, eu não tinha noção de balanço de branco e fotometria. Mas como a câmera era automática, não tinha muito o que errar. Fora o enquadramento, claro.

Daí a comprar uma câmera um pouco melhor foi "dois palito".

Chegou a vez da Nikonzinha L120. Ainda automática mas já permitindo algumas regulagens, como balanço de branco e EV (valor de exposição).

Na prática, as fotos não ficaram muito melhores nesse tema (carros antigos).



Mas em compensação comecei a editar razoavelmente bem as fotos, como a desse Chevette aí em cima, que parece que tá andando. Motion blur e radial blur aplicados nos lugares certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário